Preparamos um artigo sobre o que consideramos os principais livros que tratam da análise do comportamento não verbal, destinados à todos aqueles que iniciaram ou já estão em caminhada neste estudo. Vale lembrar que a literatura de cunho científico é escassa em nosso idioma, mas ainda assim existem diversas obras de grande qualidade traduzidas.
LITERATURA CIENTÍFICA
Nos anos 70, iniciou-se o movimento de grande disseminação do estudo do comportamento não verbal aplicado à situações fora do laboratório. O primeiro bestseller com esta temática foi escrito por Julius Fast, intitulado Body Lenguage. Como explica o professor Mark Knapp:
“Foi um sucesso de vendas, e gerou uma sequencia ininterrupta de livros que visavam tornar as descobertas acerca de comportamentos não verbais acessíveis e utilizáveis pelo público americano. estes livros, na tentativa de simplificar e facilitar a leitura, com frequência apresentavam erroneamente as conclusões das pesquisas ao mostrar como fazer uma venda, perceber a mentira, obter um parceiro sexual, afirmar superioridade…” (Knapp, 1999)
Portando, focaremos nossas dicas de livros em autores que contribuíram e contribuem ativamente para o desenvolvimento da ciência da compreensão do comportamento não verbal humano.
1 – A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NA INTERAÇÃO HUMANA (Mark Knapp, 1972)
Considero este o principal livro didático para quem pretende apenas conhecer ou se aprofundar no estudo da comunicação não verbal, ele é utilizado como parte da construção curricular de cursos ligados ao comportamento humano em diversas universidade dos EUA e Europa. O livro trata de forma ampla dos cinco canais de expressão da comunicação não verbal humana: cinésica (gestos, postura e expressão facial), aparência física (diferenças na estrutura corporal e sua percepções sociais), tacésica (toque), paralinguagem (sinais vocais) e proxêmica (distância interpessoal). Knapp utiliza linguagem leve e fluida, mesmo em um formato de livro universitário.
Aborda também o desenvolvimento do comportamento não verbal durante o processo de maturação humana, além de relacionar de forma eficiente, dicas que ajudarão a ao leitor a melhor sua expressão através da comunicação não verbal.
O mais interessante deste livro é que ele pode ser lido tanto de forma linear (início ao fim), quanto o leitor pode escolher o capítulo que deseja (proxêmica por exemplo) e estudar de forma intercalada, pois possuem certa independência uns dos outros. O livro está em sua terceira edição (1999) e nela, conta com a adição da co-autora Judith Hall.
Leitura obrigatória. Disponível em e-book e livro físico, embora este segundo seja um pouco difícil de achar.
2 – A LINGUAGEM DAS EMOÇÕES (Paul Ekman – 2003)
O mais destacado tema contemporâneo em comportamento não verbal é o estudo da face, e isso se deve em grande parte aos psicólogos estadunidenses Paul Ekman e Wallace Friesen. Este livro fala de forma simples, não apenas sobre os sinais da musculatura facial específica de cada uma das sete emoções básicas, mas também de seus mecanismo subjetivos de funcionamento. Ekman, partindo de uma perspectiva e psicologia evolucionista, explica como funcionam os gatilhos que ativam o episódio emocional e dos autoavaliadores, falando também da possibilidade de perceber e modificar seus gatilhos emocionais, visando a melhoria da qualidade de vida.
Na segunda parte do livro, explica como reconhecer os sinais das emoções na face, explicando também os principais comportamentos esperados de um indivíduo que vivencia determinada emoção, além de levantar alguns pontos sobre a mentira e a expressão facial da emoção.
Disponível apenas em e-book, a versão impressa é encontrada apenas usada e por valores muito acima do preço original.
3 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Daniel Goleman – 1995)
Não, caro leitor(a), você não leu errado. O que um livro que não fala sobre comportamento não verbal está fazendo em um artigo de dicas sobre o assunto? Vou explicar:
Tenho visto a muitos anos, livros e cursos ensinando a analisar estes constructos de forma essencialmente técnica. Acontece que as coisas não funcionam exatamente assim, principalmente quando analisamos o comportamento humano. Uma das principais funções do não verbal é comunicar emoções, e de que adianta saber identificar se a pessoa exibiu uma expressão de raiva se você não sabe o que fazer com isso?
É necessário o entendimento das emoções, sua origem, estrutura, função e os comportamento associados a ela, além de perceber seus sinais no comportamento humano. Neste livro, Goleman aborda o até então pouco conhecido conceito de inteligência emocional (QE) como parte essencial do conteúdo intelectual, que era quase que cem por cento atribuído ao quociente intelectual (QI), defendendo que cada um deles é eficiente na resolução de problemas específicos e que ambos devem estar desenvolvidos.
Explica a estrutura das emoções, também por uma perspectiva evolucionista, e indica um caminho para o desenvolvimento de sua inteligência emocional que passa pelo auto conhecimento, a administração das emoções, a auto motivação e a empatia, esta ultima característica é essencial para aqueles que desejam estudar a comunicação não verbal.
Disponível em e-book e livro físico. Muito fácil de achar.
5 – A EXPRESSÃO DAS EMOÇÕES NO HOMEM E NOS ANIMAIS (Charle Darwin – 1872)
Para quem gosta dos clássicos. Muitos consideram esta a obra que lançou o estudo do comportamento não verbal como objeto de estudo científico. Darwin, criador da teoria da evolução das espécies, sugere que as emoções são fruto de um processo genético evolutivo, o que podemos perceber a partir de sinais corporais familiares em diversos tipos de animais e humanos.
Neste livro, o autor descreve como as principais emoções básicas são expressas por características particulares em animais, com diversas imagens explicativas principalmente de animais domesticados e primatas não humanos. Elabora também, a origem da analise da análise da expressão facial da emoção, contendo em seus livros gravuras fornecidas por Guillaume Duchenne de seu experimento utilizando a eletroestimulação da musculatura facial. Mais adiante, Ekman comprovará diversas das teorias e observações de Darwin neste campo.
Disponível em e-book e livro físico. Muito fácil de achar.
6 – A DIMENSÃO OCULTA (Edward Hall – 1966)
Nesta maravilhosa obra, Hall elabora o conceito de proxêmica. Nele, o autor fala sobre a administração do espaço feita pelos seres vivos, a noção de territorialidade como fator não só relacionado à cultura, mas como algo inerente a qualquer forma de vida.
Utilizando diversos exemplos sobre espécies animais e experiências conduzidas na temática de estudo de efeitos da superpopulação, assim como estudos de culturas de contato e não contato.
Algo importante ao estudante é o fato de Hall entender a comunicação como um processo multisensorial. Hall propõe diversas reflexões sobre a forma como nos comunicamos e o que conscientemente percebemos desta comunicação.
Disponível em e-book e livro físico.
Os livros selecionados acima tem a intenção de levar o leitor diretamente aos principais autores, aqueles que construíram ou ajudaram (e ajudam) a tornar o estudo do comportamento não verbal o que é hoje, existem diversos livros sérios escritos com base nas obras acima, use seu senso crítico e verifique cada palavra lida. Investigue, questione, reflita e conclua. Essas são as bases de um analista do comportamento.