Menu Responsivo
Menu Responsivo

INTEGRAÇÃO DE SABERES E A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO BODYSPOTTING (MB)

INTEGRAÇÃO DE SABERES E A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO BODYSPOTTING (MB)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

AUTORE(A)S

  • Marília Toscano de Araujo Gomes Gurgel (Psicóloga autora da Meditação Bodyspotting)
  • Daniel Gabarra (Psicólogo Trainner em Brainspotting)
  • Adriana de Souza Cardoso Marques (Psicóloga no Sistema Único de Saúde (SUS))

RESUMO

Área do Conhecimento: Saúde Integrativa
Palavras-Chave: Psicologia; Meditação; Estresse; Ansiedade; Grupo.

Introdução

Dissociações, provenientes de uma cultura de estresse, ansiedade (OMS, 2017), hiperconexão, hiperinformação, imediatismo e inabilidade para lidar com a dor (CARLOTTO; C MARA, 2010), têm dificultado a capacidade do ser humano de ter discernimento nos processos de tomada de decisões sábias, se restabelecer de forma natural e apaziguar conflitos interpessoais. A aplicação de uma das técnicas da Terapia Brainspotting (GRAND, 2013) em pontos relevantes do corpo respeitando um canal de energia conforme a Sahaja Yoga (DEVI, 2016), conjugada a uma técnica de repouso ativo denominada Técnica Tranquilizante Tapa Topo (TOSCANO GURGEL, 2021) é a proposta da Meditação Bodyspotting (TOSCANO GURGEL, 2019).

Objetivo

A Meditação Bodyspotting (TOSCANO GURGEL, 2019) tem o objetivo de propiciar a associação de memórias dissociadas e assim dar uma qualidade imanente a processos de busca da consciência transcendental (HUSSERL, 2000; YOGI, 2016) por indivíduos e grupos.

Metodologia

A presente metodologia consiste em um processo psicoterapêutico, auto aplicável a partir do treinamento. A Meditação Bodyspotting é auto acolhimento e autoprocessamento das emoções, sentimentos, sensações prazerosas e incômodas do próprio corpo, por meio do foco ocular relevante , ” brainspot” (CORRIGAN; GRAND, 2015). É uma prática de alcance da consciência transcendental por meio da Técnica Tranquilizante Tapa Topo (TOSCANO GURGEL, 2019), uma técnica de expansão e repouso ativo da consciência (estado da consciência, em que estamos quase dormindo). Portanto, além dos conhecimentos védicos (OSHO,1905; YOGI, 2016), a Meditação Bodyspotting é fundamentada em conhecimentos neurocientíficos sobre trauma (PAYNE, LEVINE, e GODREAU, 2015) e sobre o funcionamento do nosso sistema nervoso (PORGES, 2001).

Resultados

Com base no relato de praticantes e em nossa própria experiência corporal, desde 2019, consideramos que a MB oferece qualidade ao processo de transcendência, visto que a expansão transcendental é envolvida com os aspectos de integração de redes de memórias do Brainspotting. Do mesmo modo, como uma via de mão dupla, estes são abrilhantados pela experiência transcendental prazerosa e restauradora oferecida pela Técnica Tranquilizante Tapa Topo (4Ts), que proporciona uma experiência de: “olhar-se de fora”, de “afastamento do ego”, de “sensação de pertencimento”, “conexão com algo maior”, “impressão de clareza em relação aos problemas a serem enfrentados, mas apesar deles está tudo bem” (SIC).
A MB propicia conexão de informações, capacidade criativa e quietude mental, melhora na capacidade de tomar decisões, qualidade de presença, aumento dos hormônios do prazer, entre outros benefícios para uma vida com baixo nível de estresse e ansiedade. Os efeitos benéficos da Meditação Bodyspotting nos levam a acreditar que o investimento na sua difusão é um caminho promissor para a saúde, tanto individual quanto coletiva.

REFERÊNCIAS

CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves. O tecnoestresse em
trabalhadores que atuam com tecnologia de informação e comunicação. Psicol. cienc.
prof., Brasília , v. 30, n. 2, p. 308-317, 2010 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
98932010000200007&lng=en&nrm=iso>. access on 23 Nov.
2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000200007.
CORRIGAN E GRAND. Brainspotting: Sustained attention, spinothalamic tracts, thalamocortical processing, and the healing of adaptive orientation truncated by traumatic experience. Medical Hypotheses. v. 84. Issue 4, p. 384-394. 2015.
GRAND, David. A Nova Psicoterapia Revolucionária para Mudança Rápida e
Eficaz.Traumatic Clinic Edições. 2013.
TOSCANO GURGEL, Marilia. Syntonic Dance and Bodyspotting Meditation : Integrative Group Work. International Brainspotting Conference. Denver. 2021.
HUSSERL, Edmund. A Ideia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70. 2000.
OSHO. O livro completo da Meditação. Equilibrando corpo, mente e espírito.
Compahia Editora Nacional.1905.
PAYNE, Peter; LEVINE, Peter A. e GODREAU, Mardi A. Crane. Somatic Experiencing:Using Interoception and proprioception as core elements of Trauma Therapy. 2015.
PORGES, Stephen. The polyvagal theory: phylogenetic substrates of a social nervous system. International Journal of Psychophysiology 42 2001 123 – 146. 2001.
YOGI, Maharishi Mahesh. Meditação Transcendental com perguntas e respostas.
Mythos Books, 2016.

Painel de Trabalhos

-- vazio --

INTEGRAÇÃO DE SABERES E A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO BODYSPOTTING (MB)

INTEGRAÇÃO DE SABERES E A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO BODYSPOTTING (MB)

[mbv name="course-video-content"]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao Painel

-- vazio --